Resoluções de Ano Novo 2024: ensine as crianças a fazer crescer o dinheiro com dicas práticas e divertidas. Prepare os pequenos para um futuro financeiro sólido!
Resoluções para 2024: fazer o nosso dinheiro crescer!
Está aí mais um ano repleto de oportunidades a estrear. Por isso, este é o momento certo de (re)começarmos a traçar o caminho para fazer o nosso dinheiro crescer!
E para que ninguém se perca nos trilhos da poupança, do investimento e da solidariedade, compilámos algumas dicas práticas, que prometem ajudar tanto miúdos como graúdos! Prontos para mais um ano cheio de aventuras?
Estabelecer (e cumprir!) as metas financeiras
Toda a gente sonha ter algo especial. Mas para isso é preciso ter dinheiro para o comprar. Por isso, neste Ano Novo, a nossa primeira dica para os mais pequenos é definirem aquilo que realmente gostariam de ter em 2024, mas sobretudo aquilo que gostariam de começar a construir para o futuro.
Há vários tipos de poupança e várias metas que se podem ir conquistando à medida que se cresce. Hoje, podem querer muito ter uma bicicleta nova, mas, daqui a uns anos, será um carro ou uma mota!
E claro que, ao que querem poupar, há também que juntar quanto se vai gastar e quanto se pensa em doar. No fim das contas, seja uma moeda grande ou uma nota pequenina, o que interessa é que todas as semanas ponham de lado o que estabeleceram!
Rentabilizar o que está parado
Todos nós temos mais coisas do que aquelas que precisamos ou usamos. E que tal se pusermos algumas delas a “trabalhar” a nosso favor? Referimo-nos à venda em sites de segunda mão de brinquedos ou de peças de roupa, ou que já não usam ou que já não servem.
Tem de estar tudo impecável, claro, e pronto a começar uma nova vida na casa de alguém. Pais e mães podem ajudar os mais pequenos a colocar online as suas vendas e a estabelecer em conjunto um preço justo.
Quando a venda se concretizar, 100% dos ganhos vão diretamente para o mealheiro – nada de paragens pelo caminho! Esta é uma boa ajuda para tornar os porquinhos mais gordinhos sem grande esforço orçamental.
Pôr ideias (de negócio) em prática
Nem todos podemos (ou queremos!) vender limonada à porta da nossa casa, como se vê nos filmes americanos. Mas quem tiver um talento especial, talvez o possa pôr em prática e assim ganhar algum dinheiro extra.
Há quem tenha jeito para personalizar t-shirts, os que gostam de fazer pulseiras e acessórios, os que sabem fazer sabonetes ou até os apaixonados por animais (podem sempre ajudar a tomar conta dos cães, gatos ou periquitos de amigos).
Seja qual for o talento, o que interessa é que não precisa de ficar fechado entre quatro paredes. Pode (e deve!) ajudar a fazer crescer o dinheiro que cada um tem!
Investir em conhecimento
Nunca é cedo demais para aprender. E por que já falamos aqui sobre livros, sugerimos agora uma visita em família ao BPI All in One, em Lisboa.
Neste espaço incrível, com robots, ecrãs 3D e inteligência artificial, os mais pequenos vão aprender a fazer crescer as suas poupanças com os especialistas.
E se tiverem perguntas sobre investimento ou aplicações, este é o lugar certo para tirarem todas as dúvidas. Como bónus, ainda podem abrir a sua primeira conta!
Ao porem em prática estas resoluções, os mais pequenos estão a construir uma boa base de conhecimentos e a desenvolver hábitos financeiros que lhes serão sempre úteis na vida.
Ah! E convém relembrar que cada passo conta – mesmo pequenino – porque fazer o dinheiro crescer é sempre uma aventura emocionante!
Mais dicas de poupança? Clique aqui!
Conteúdo desenvolvido por: