Transforme a educação financeira numa grande aventura! Descubra a nossa seleção de livros e prepare os mais pequenos para um futuro financeiro brilhante!
Pequenos Mestres das Finanças: Livros essenciais e divertidos
Ano novo, livros novos. Com 2024 mesmo aí e com os mealheiros gordinhos das prendas de Natal, é altura de atualizar a nossa lista de livros com as mais recentes novidades! Porque transformar a educação financeira em grandes aventuras é uma forma incrível de fazer chegar as grandes lições sobre dinheiro aos pequenos heróis da vida real: as crianças!
“Guia Prático da Educação Financeira”, de Adelaide Miranda
Neste guia a pensar nos mais jovens, as crianças vão encontrar truques para transformar uma mesada – por exemplo – numa grande poupança. Como? Através de alterações de pequenos hábitos do dia a dia em que nem pensamos, até à tomada (ponderada e planeada!) de grandes decisões, como ir estudar para o estrangeiro ou comprar uma casa.
“Um Cão Chamado Dinheiro”, de Bodo Schäfer
Kira, de 11 anos, encontra um labrador ferido. Leva-o para casa e dá-lhe o nome de Dinheiro. Mas este não é um cão qualquer, é um verdadeiro génio financeiro! Por isso, vai partilhando com a sua dona tudo o que sabe sobre poupanças, dívidas e até as melhores estratégias de investimento, entre muitas outras lições valiosas e úteis.
“Dinheiro”, de Helen Mortimer; Ilustração: Cristina Trapanese
Este é o livro certo para todos os que guardam as suas moedas como um pequeno tesouro, para os que brincam aos supermercados e às lojas, e também para pais e educadores de pequenos investidores. Isto, porque, além de conceitos de matemática e de finanças para os mini leitores, tem orientações para os crescidos e ainda um glossário especial.
“Guia para Curiosos sobre o Dinheiro”, de Heidi Fiedler; Ilustração: Brendan Kearney
Curioso? Ainda bem. Este é o livro certo para quem quer saber mais sobre finanças, bancos, orçamentos ou bitcoins. Está cheio de definições simples, exemplos práticos e ilustrações divertidas para que o mundo das finanças deixe de ser um bicho de sete cabeças. Com este guia, os mais pequenos aprendem (quase!) tudo sobre o dinheiro: como o ganhar, poupar, gastar e partilhar! E, pelo meio, ainda ficam com ferramentas para desenvolverem bons hábitos de gestão financeira.
"Faz Crescer o Teu Mealheiro! Um diário conselheiro, para aprenderes a dar valor ao dinheiro”, de Elisabete Lourenço
Como em Portugal, a disciplina de Educação Financeira ainda não faz parte dos currículos escolares, a autora resolveu chegar-se à frente. Neste livro partilha os seus conselhos, dicas e truques com os mais pequenos, para que os mealheiros um pouco por todo o país fiquem cada vez mais gordinhos! Tudo em forma de diário, para que não haja dia que fique de fora desta matemática financeira!
“O Meu Livro de Finanças”, de João César das Neves; Ilustração: Tiago Albuquerque
O Professor de Economia da Universidade Católica, com uma extensa bibliografia publicada, é, neste livro, apenas o pai. Em conversa com a sua filha, conta-lhe tudo sobre o mundo mágico das finanças. Mas, como em todas as histórias incríveis, há também os vilões. Por isso, há que estar atento a coisas como a usura (emprestar com juro superior ao estabelecido por lei!).
“Curso de como Gerir o Meu Dinheiro”, de Rita Vilela
Neste livro, conhecemos a Maria que, no seu aniversário, recebe como prenda cinco notas! O problema é que não sabe muito bem o que fazer com o dinheiro. Por isso, pede ajuda à sábia Coruja, que chama os seus amigos animais para lhe ensinarem todas as regras importantes para gerir bem o seu dinheiro.
Com estes livros, os pequenos mestres das finanças aprendem lições valiosas enquanto embarcam em divertidas aventuras. Capacitar as crianças com conhecimentos financeiros é abrir-lhes as portas para um futuro de decisões financeiras sólidas e, acima de tudo, empolgantes!
Conteúdo desenvolvido por: