Mobilidade Sutentável

Voltar
Mobilidade Sustentável
Preguiçoso ou desportista: que tipo és?

Transporte sustentável combina com poupanças igualmente sustentáveis. Diz-nos como te deslocas e dizemos-te a que tipo pertences!

Preguiçoso ou desportista: que tipo és?

Quando falamos de sustentabilidade temos de falar de transportes e de como podem fazer a diferença para tornar o mundo num lugar melhor. Mas não só. A forma como escolhemos deslocar-nos também tem influência nas nossas poupanças. Não é igual andar de táxi para todo o lado ou a pé, certo? Mas entre uma coisa e outra há várias opções - boas para o ambiente e para as nossas poupanças. Anda, vem descobrir a que grupo pertences!

Os radicais

A primeira categoria pertence àqueles que estão em cima das mais recentes novidades e são mais destemidos. Para eles, não há impedimento de ir do lugar A para o lugar B. Falamos dos que não dispensam os patins, skates, trotinetes e afins. Sempre com proteção - sim, referimo-nos ao capacete e às joelheiras obrigatórios - fintam tudo o que é trânsito parado e não ficam à espera de ninguém. A vantagem deste grupo é que não gasta dinheiro nem em transporte nem em combustível. É a opção ideal para distâncias curtas. Nível de poupança: elevado.

Os desportistas

Este grupo é aquele que não tem medo de subidas nem descidas e que aproveita as ciclovias como ninguém. Dotados de capacete, um mapa mental e muita força nas pernas conseguem ir a todo o lado sem dependerem de ninguém. E muitas vezes até chegam primeiro do que quem vai de veículo motorizado! São 100% amigos do ambiente e o único combustível que precisam é músculos cheios de força e corpo hidratado. É a opção ideal para quem gosta de se exercitar. Nível de poupança: elevado.

Os penduras

Nesta categoria estão aqueles que não se aventuram em veículos próprios - como os skates, as bicicletas ou as trotinetes - mas que também não gostam de caminhar. Por isso, são os que andam sempre à boleia, com os pais dos amigos, ou de transporte coletivo. É verdade que não deixam de ir a todo o lado, tal como os outros, mas nem sempre são os primeiros a chegar (normalmente também não têm pressa!). São bastante amigos do ambiente, porque o carro que lhes dá boleias está sempre lotado de colegas e o mesmo se passa com o autocarro. É a opção ideal para quem gosta de ir bem sentado para qualquer sítio. Nível de poupança: moderado.

Os que se desenrascam

Nesta turma estão aqueles que arranjam sempre maneira de chegar onde precisam. Seja à boleia ou de transportes públicos, ou mesmo a pé, nunca se atrapalham. E vão mudando a sua estratégia conforme a distância ou o dinheiro que têm disponível para gastar no percurso. Há alturas em que têm moedas que cheguem para o táxi e há outras que têm de ir a pé (se não arranjarem uma boleia!). É a opção ideal para quem não gosta de estar agarrado a apenas um meio de transporte (e andar com a bicicleta ou a trotinete o tempo todo atrás). Nível de poupança: moderado.

Na verdade, pouco importa a que grupo pertences. Se és mais de boleias, andas de transportes públicos ou mesmo a pé ou de bicicleta, já estás a cuidar das tuas poupanças e a contribuir para um mundo melhor. E quando for a altura de escolheres o teu próprio carro, podes sempre optar por um veículo elétrico. Bom para o ambiente e muito mais económico para a carteira. Até lá, desfruta da viagem!

Conteúdo desenvolvido por:

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S