Gestores da mesada

Voltar
Gestores da mesada:
Missão (mais do que) possível!

Dicas simples para que os pequenos gestores da mesada aprendam o valor do dinheiro, mas também a importância de poupar, investir e ser solidário com quem mais precisa.

Gestores da mesada: Missão (mais do que) possível!

Mesada, semanada, fixa, móvel ou híbrida. São vários os modelos que os pais e educadores podem escolher, conforme faz mais sentido para a família. Mas a forma como os mais pequenos vão gastar, poupar e investir vai ter menos a ver com o modelo apresentado e mais com as características e a personalidade de cada um. Mas calma, nada está perdido (parece que são precisos apenas 66 dias para adquirir um novo hábito)!
Por isso, vamos propor um desafio para cada um dos vários tipos de gestores de mesada: os super-forretas, os mestres do desenrasque e os cool e responsáveis (estes não precisam de grandes ajudas, mas o saber também não ocupa lugar, certo?). Venham daí numa missão - mais do que possível - pelo mundo das mesadas e semanadas.

Missão super forreta: poupar, investir e... dar!

Tem conta poupança, tem mealheiro, tem caixa para as moedas que encontra, e ainda tem um local secreto para guardar um dinheirinho extra. Este gestor da mesada desconhece o verbo gastar. Tudo o que recebe é contado, contabilizado e guardado para o futuro, para uma necessidade, para uma eventualidade. A máxima dele é “nunca se sabe...”.
Pois bem, pode ter um património incrível com tanta poupança, mas a verdade é que para termos finanças equilibradas é preciso - além de poupar, claro - investir e ser solidário com que mais precisa. E isso significa gastar. Por isso, para este gestor temos uma missão mega especial: encontrar uma causa com a qual se identifique e dar! O seu tempo mas não só. Partilharmos o que temos com quem mais precisa é um ato de generosidade que só nos deixa mais ricos.

Missão Mestre do desenrasque: Roma e Pavia não se fizeram num dia

Este tipo de gestores raramente têm a conta recheada como gostariam, mas quando surge uma oportunidade para gastar - comprar algo que realmente (realmente!) querem - arranjam maneira. E isso significa vender brinquedos, jogos ou roupa que já não usam (ou que lhes podem render um bom dinheiro!). Ou seja, têm os olhos postos no que não têm e estão sempre dispostos a abrir mão do que têm (mesmo que se arrependam depois...).
Para este tipo, temos uma missão incrível: arranjarem três mealheiros - o da poupança, o do investimento e o das compras. Os dois primeiros ficam fechados com cadeado e só os pais têm acesso às chaves. Portanto, só podem comprar alguma coisa se tiverem dinheiro suficiente no terceiro mealheiro. Se não, só têm uma alternativa: esperar! E, pelo meio, poupar o suficiente para comprarem o que pretendem. Ao começarem a ponderar as suas compras, vão perceber que a maioria dos seus gastos se baseia no “eu quero” em vez do “eu preciso”. E como sabemos, as compras por impulso baseadas no desejo nunca trazem a gratificação que pareciam prometer...

Missão “cool e responsável”: conta Age Júnior

Têm as contas em dias; mal recebem a mesada ou semanada distribuem-na pelos mealheiros da poupança, investimentos e gastos; estão sempre preparados para qualquer eventualidade; e ainda pensam bem antes de gastar um cêntimo. Estes são os gestores “cool e responsáveis”. Por isso, para eles, temos uma missão que os vais deixar ainda mais cool... Falamos da conta Age Júnior! Destinada a gestores da mesada dos zero aos 12 anos, é possível abrir uma através da app do BPI ou em qualquer balcão do banco. É tão fácil que até já ganhou um prémio! Por isso, para quem é cool e responsável ou gostaria de ser mais! - esta é a conta em que todos ganham (e aprendem). Para que todas as missões possam ser cumpridas com sucesso!

Conteúdo desenvolvido por:

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S