Material escolar: querer ou precisar?

Voltar
Material escolar: querer ou precisar?

Planificar. Este é o verbo que se deve conjugar para preparar o regresso às aulas. E se lhe quisermos juntar um advérbio será: antecipadamente. Da compra do material às novas rotinas quotidianas convém pensar muito antes da escola começar para que se tenha tudo o que se precisa sem se gastar o que não se quer.

Talvez uma boa forma de começar esta conversa com os pequenos estudantes aí de casa seja perceberem a diferença entre o que se precisa (necessidade) e o que se quer (vontade). Podemos querer muito uma mochila nova, mas a que temos está boa e não há necessidade de comprar outra... Isto significa que primeiro temos de ponderar onde é prioritário gastar o nosso dinheiro, e só depois, se o orçamento permitir, avançamos para as outras coisas. Ensinar às crianças a diferença entre querer e precisar, pode significar uma boa poupança na carteira. E se assim for, até pode ser que sobre algum dinheiro para algo que se quer...

No que diz respeito ao material escolar, há que ter presente que depende de cada ano, de cada escola e de cada professor. Mas a verdade é que a lista acaba sempre por ser demasiado longa e as lojas estão verdadeiramente empenhadas em que compremos tudo. Por isso, antes de se porem a caminho, vejam o que sobrou do ano passado (ou que existe aí por casa) e que pode ser utilizado. A seguir identifiquem o que está em falta e que os professores assinalaram como necessário.

Ao percorrerem juntos os artigos – que têm e os que faltam – e a pensarem no seu preço, as crianças vão interiorizando o seu valor – o que é mais caro e mais barato – mas sobretudo a dar valor ao que já têm. Além de que, ao ponderarem antecipadamente sobre os gastos, os mais pequenos acabam por desenvolver estratégias individuais (e de acordo com a idade, claro) para o “querer” não se sobrepor ao “precisar”. O resultado é que vão ficando com ferramentas para olhar para o dinheiro sempre nas suas diferentes perspetivas: ganhar, gastar e poupar.

Agora sim, estão todos prontos para ir às compras! Esperamos sinceramente que fiquem dentro do orçamento definido e que sobre um pequeno extra para um mimo de regresso às aulas. Afinal eles merecem!

Conteúdo desenvolvido por:

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S

VER MAIS