Ainda se lembra das primeiras brincadeiras que fez com dinheiro? Há quem esvazie a carteira dos pais (apenas para lhes contar as moedas), quem venda o que tem e o que não tem com “dinheiro a fingir” ou quem ponha os talentos a render (e venda o mesmo desenho, a toda a família, para ganhar dinheiro “de verdade”).
Da próxima vez que apanhar os miúdos a jogar horas infindáveis sozinhos, garanta que estão a aprender enquanto brincam com um destes jogos online. E na próxima festa de aniversário ou encontro em família mostre os seus dotes e surpreenda os convidados com estas brincadeiras:
Monopólio: onde todos querem voltar à partida
O Monopólio é como o Vinho do Porto, quase toda a gente tem um em casa e a cada ano que passa se torna mais interessante! Além disso, é uma excelente forma de ensinar as crianças a gerir património e risco, dentro da zona de conforto. Aqui, tem duas opções. Começar pelo Monopoly Júnior, que vem com uma banca eletrónica para passar cartões, que os miúdos adoram (a partir dos 5 anos). Ou, então, jogar à moda antiga, com notas e cartas que, provavelmente, já são uma relíquia! E porque não ambos? O mais difícil é convencer a família e não ter mau perder!
Caixa registadora: bip, bip, bip
Mais uma brincadeira intemporal, com a qual podem aprender muito! Brincar aos supermercados é uma boa oportunidade para ensinar os miúdos a dar trocos e a perceber que poucas coisas na vida são de graça. Com notas de plástico e moedas de papel ou com artigos em plasticina (como os da Play-Doh, para maiores de 3 anos), prepare-se para brincar aos clientes aborrecidos, forretas e divertidos, porque as crianças não vão largar o código de barras e o tapete rolante da caixa!
As Minhas Compras
Se já chegou ao limite de ouvir os miúdos, vezes sem conta, a passar artigos pela caixa registadora, deixe-os brincar com este jogo de tabuleiro, no qual ganha quem completar o saco de compras e ficar com mais dinheiro. Em “As Minhas Compras” simula-se a compra de artigos nas várias secções do supermercado - o bazar, o talho, a peixaria, a padaria e muito mais. O objetivo é comprar um artigo de cada uma das secções (com o valor base de 18 euros) e ainda conseguir poupar!
Sims: para jogar sozinho e bem acompanhado
Os Sims marcaram gerações. Se tiver familiares que colecionavam todas as expansões e um computador com leitor de CDs, peça-lhes com muito jeitinho, alguns jogos emprestados. No Sims o objetivo é criar uma personagem, construir uma casa e dar-lhe um rumo de vida. Acredite que, mesmo que a pequenada descubra os truques do dinheiro (códigos do jogo para começar com muito dinheiro sem grande esforço), vão acabar por ter de enfrentar situações inesperadas para aprender a gerir a vida. E isso também acontece a quem tem muito dinheiro!
Feira de talentos: quem dá mais?
É hora de treinar a criatividade e o desapego! Desafie os pequenos a fazer um espetáculo de talentos, em que todos pagam uma entrada simbólica para assistir. Ou organize uma venda de garagem. Mesmo que o cachê fique aquém do esperado, é uma boa forma de ensinar aos miúdos que conseguem fazer coisas por eles, desenvolvendo a criatividade, e mostrar-lhes que o esforço traz satisfação, independentemente do resultado!
Conteúdo desenvolvido por: