Apaga a Luz! Fecha a Água!

Voltar
Apaga a luz! Fecha a água!
Dicas para um consumo mais consciente

Poupar o ambiente e a carteira são duas faces da mesma moeda. Apresentamos várias dicas para diminuir o consumo da água e luz, para um mundo melhor e contas mais controladas.

Apaga a luz! Fecha a água!
Dicas para um consumo mais consciente

Toda a gente já sabe: aqueles envelopes (ou emails!) com a conta da luz ou da água nunca trazem notícias agradáveis. Mas há uma parte boa. Está nas nossas mãos diminuir o consumo, não só para poupar a nossa carteira, mas sobretudo para proteger o planeta. Vamos a isso?
Já imaginaram se de cada vez que abrissem a torneira ou acendessem a luz tivessem de pagar logo ali? E quanto mais tempo estivesse a água a correr ou o candeeiro aceso mais tivessem de pagar? Dá a sensação de que não há dinheiro no mundo que chegasse para isso...
Mas a verdade é que é mais ou menos o que acontece, com a diferença de que não pagamos quando carregamos no interruptor ou abrimos a torneira, mas sim, no final do mês. E aí juntam-se todas as luzes que deixámos acesas, a televisão que ficou ligada sem ninguém a ver, o telemóvel já com a bateria a 100%, mas ainda conectado à corrente...
Já para não falar da água aberta enquanto escovávamos os dentes ou à espera que aquecesse para entrarmos no banho. Sim, é muito desperdício. E está nas nossas mãos mudarmos essa situação. Em prol do planeta e das nossas finanças. Então o que podemos fazer? Reunimos umas dicas simples que vão fazer toda a diferença.

Fecha a torneira!

  • Fecha a torneira enquanto escovas os dentes. Põe num copo apenas a quantidade que precisas.
  • Aproveita a água enquanto não está quentinha para o teu duche. Depois podes utilizá-la para outras coisas, como lavar as mãos ou os dentes.
  • Banhos de imersão não são uma boa ideia. Aposta antes em duches rápidos.
  • Precisamos de imensa água para cozinhar - para cozer legumes ou batatas, por exemplo. E essa água não precisa de ser descartada. Serve, e bem, para regar as plantas lá de casa. E com nutrientes extra.
  • Aquela torneira a pingar? Parece só uma gotinha. Então coloca um balde debaixo e vê quanta água consegues juntar num dia. Vai ser muita e toda ela a ser paga e desperdiçada. É altura de chamar um canalizador!
  • É bom podermos ajudar nas tarefas domésticas, como lavar a loiça. Mas não é preciso a torneira estar aberta enquanto se esfregam os pratos. Então: primeiro colocas o detergente e só a seguir é que pões a água a correr para deixar tudo limpinho.

Apaga a luz!

  • Parece óbvio e, no entanto, esquecemo-nos tantas vezes: temos de apagar as luzes e desligar tudo o que não estamos a utilizar. E isto vale deste o carregador do telemóvel à televisão, passando pelo computador e por todos os equipamentos eletrónicos lá de casa.
  • Ir lá para fora brincar sempre que for possível! Não há luz como a do sol, e, por isso, devemos aproveitá-la bem.
  • E agora para os génios da lâmpada aí de casa: e se vos disséssemos que as lâmpadas não são todas iguais. Pois é, as LED gastam muito menos energia do que as convencionais. Resultado: poupança imediata.
  • Já devem ter reparado que os equipamentos eletrónicos vêm com um gráfico colorido. Trata-se da sua eficiência energética. Quanto mais verde, melhor. O que significa que, apesar de poderem ser mais caros, a longo prazo vão poupar muito as contas da luz. E a nossa carteira. São, por isso, sem dúvida um bom negócio.

E agora que já sabem todos os truques para poupar água, luz e o ambiente, convidamo-los a fazer um teste. Ponham em prática estas dicas e vejam quanto conseguem poupar na fatura mensal de água e luz. E esta é para os pais: todo o dinheiro poupado deve ir para os mealheiros dos mais pequenos, combinado?

Espreita aqui mais hábitos de poupança que podem fazer diferença na tua carteira.

Conteúdo desenvolvido por:

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S