Hábitos de Poupança

Voltar
Hábitos de Poupança:
Robôs Consultores

Os robôs-consultores estão aí para nos ajudar a fazer as melhores escolhas financeiras e a investir com conhecimento. Gerir o nosso dinheiro nunca foi tão fácil.

Robôs-Consultores: superinteligência em ação

“Olá! Eu sou um robô-consultor. E tu, quem és?”. Isto até parece coisa de filme. Só que neste caso, a realidade supera a própria ficção! Estes robôs existem e estão aí para nos ajudar a multiplicar as nossas poupanças.

2008: O início da odisseia dos robôs-consultores

Era uma vez, uma crise financeira que atingiu os bolsos de quase toda a gente. O dinheiro que as pessoas tinham nas carteiras (e no banco) começou a diminuir, a diminuir, a diminuir... era preciso fazer qualquer coisa! Então, uma empresa de tecnologia americana inventou um robô mega especial, que era capaz de analisar dados financeiros, identificar padrões e ajudar as pessoas a decidir onde investir o seu dinheiro, para que as contas no banco voltassem a ficar bem recheadas, tal como as suas carteiras.

Algoritmos: A inteligência por trás das decisões

E não, não é ficção nem magia. São algoritmos. São eles que tornam estes robôs superinteligentes e capazes de nos dar conselhos financeiros. Um nome esquisito, que significa o conjunto de regras matemáticas programadas para analisar dados (muitos dados, na verdade, e analisá-los todos ao mesmo tempo!). Quando falamos destes robôs específicos, eles ponderam, desde o desempenho de determinados ativos, (como ações) ao longo do tempo, até às últimas tendências de mercado. Como são muito bons em matemática, conseguem fazer todas estas contas muito bem e depressa. E assim ajudam-nos a tomar as melhores decisões para obtermos o máximo rendimento do nosso dinheiro.

A tomada de decisões baseada em dados

Já sabemos que nós, humanos, somos incríveis. Conseguimos fazer uma série de coisas que as máquinas não conseguem. E ainda temos a capacidade única de nos emocionarmos. Ora, se isso é ótimo na vida, quando tomamos decisões que podem interferir com o nosso dinheiro, as emoções podem atrapalhar. É aqui que entram os robôs-consultores, que aconselham com base em fatos e números. E assim conseguimos tomar decisões objetivas para que o nosso dinheiro não pare de crescer.

Investimento à medida

E como não somos todos iguais, estes robôs-consultores têm ainda a capacidade de oferecer a cada investidor uma abordagem personalizada. Dizemos-lhe quanto queremos investir, quanto tempo estamos dispostos a esperar para ver resultados e até o risco que estamos dispostos a correr. E eles plim... apresentam uma solução só a pensar em nós! Melhor do que isto nem por encomenda.

Claro que não substituem a experiência humana, mas a verdade é que mostram como a tecnologia pode ser uma grande aliada na tomada de decisões sobre como fazer o nosso dinheiro crescer. Afinal, é o que todos queremos, certo?

Conheça aqui outras soluções tecnológicas inovadoras.

Conteúdo desenvolvido por:

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S