Investimentos sustentáveis e energias renováveis: uma aposta segura para um futuro melhor para todos. Um futuro que começa agora.
Energias renováveis: investimentos verdes e poupanças com futuro
As energias renováveis são como superpoderes mágicos que ajudam a proteger o nosso planeta e a deixá-lo mais saudável. Vamos explorá-las e descobrir como podem tornar o mundo num lugar mais sustentável. Pelo meio, ainda vamos perceber como nos podem ajudar a poupar e a investir - mais e melhor!
O que são energias renováveis?
Energias renováveis são fontes de energia que nunca acabam! Dá para acreditar? Isto porque vêm dos elementos da natureza: do sol, do vento, da água e até do calor da terra. Ao contrário dos combustíveis fósseis, por exemplo, que podem esgotar-se e são muito poluentes, as energias renováveis estão sempre disponíveis e são consideradas “limpas”.
Repara bem: o sol é como um super-herói que nos dá luz e calor. E energia! Graças aos painéis solares, é possível transformar os seus raios em eletricidade para ser utilizada nas nossas casas. Por sua vez, o vento pode tornar-se em energia através de turbinas eólicas (já as deves ter visto por aí nos passeios de carro pelo campo). E finalmente, temos a água. Grandes represas em rios conseguem gerar eletricidade através da força deste líquido extraordinário.
Por que são tão incríveis?
As energias renováveis ajudam a proteger o nosso planeta. Usar o sol, o vento e a água para obter energia não polui o ar nem causa danos à Terra. E mais, ao contrário dos combustíveis fósseis, que podem esgotar-se, as energias renováveis estão sempre disponíveis. Isso significa que podemos usar esses superpoderes para sempre!
E claro, à medida que mais pessoas usam este tipo de energias, estas tornam-se mais acessíveis. Resultado: cada vez mais famílias conseguem poupar nas contas, graças a estas energias limpas!
E o que é que isto tem a ver com as minhas poupanças?
Parece que nada. Mas tem tudo a ver. Num momento em que todos temos de defender o nosso planeta e a sustentabilidade se tornou uma necessidade global, a relação entre as nossas finanças e o meio ambiente ganha destaque. Até existe o conceito de "dinheiro verde" (e não, não estamos a falar de notas dessa cor!). Esta ideia pretende sublinhar como as nossas decisões financeiras podem influenciar positivamente o futuro do planeta.
E como temos estado a falar aqui das energias renováveis, claro que devemos apostar nelas para a nossa casa. Falamos, claro, de painéis solares, mas não só. Sabias que há candeeiros que funcionam com a luz do sol? Imagina teres um no teu quarto? Seria incrível! Isto para dizer que podemos usar o nosso dinheiro de forma a proteger o ambiente, mas também as nossas despesas do dia a dia (neste caso as contas da luz!).
Outra forma de contribuirmos para a sustentabilidade do planeta é fazermos investimentos responsáveis. Por outras palavras, investir em empresas que adotam práticas ambientais e sociais responsáveis. E podemos falar de empresas cotadas em bolsa, mas também optármos por fazer as nossas compras junto de agricultores locais que apostam em agricultura biológica. Compras de proximidade e sustentáveis só fazem bem à carteira e ao planeta!
E claro, se já estiveres a poupar para teres um carro ou uma scooter, podes sempre considerar em apostar em modelos elétricos e não poluentes. Um investimento no ambiente, mas também em ti!
Como dá para perceber, a forma como poupamos e investimos pode (e deve!) impulsionar mudanças positivas em direção a um mundo mais sustentável. Seja através da utilização de energias renováveis ou por meio de investimentos responsáveis, as nossas escolhas financeiras desempenham um papel fundamental para um planeta mais verde e um futuro melhor para todos!
Sabe mais sobre sustentabilidade aqui.
Conteúdo desenvolvido por: