Conteúdo Extra

Voltar
Conteúdo Extra: Tokens

Tokens: como a economia virtual do universo dos jogos pode ensinar, de forma divertida, importantes lições sobre finanças, valiosas também no mundo offline.

Tokens nos jogos: a brincar também se aprende

No universo dos jogos online, cheios de mundos fantásticos e desafios emocionantes, os mais pequenos sabem bem o que são tokens! São a chave que lhes permite ter uma experiência ainda mais imersiva e empolgante. Mas a verdade é que para além da diversão, proporcionam também uma forma divertida de aprender como funciona a economia real. Vamos perceber como.

O mundo encantado dos tokens

Os jogos - online e offline - têm sempre a capacidade de transportar as crianças (e não só!) para outros mundos. No universo virtual, onde a magia e a aventura se entrelaçam, isto é ainda mais verdade. E é aí que surgem os tokens, uma moeda mágica que abre portas para novas habilidades, equipamentos e possibilidades, capazes de potenciar ainda mais as aventuras dos pequenos jogadores.
Por exemplo no Planeta AGE Craft Tycoon, jogo disponível no Roblox, a aventura começa num planeta deserto. O objetivo é ir fazendo investimentos estratégicos para desenvolver esse território, de forma sustentável. E para isso, precisamos dos tokens! Saber adquiri-los, usá-los e trocá-los é meio caminho andado para vencer os vários desafios.

Economia virtual: compra, venda e estratégia

E por que falamos de moedas, temos de falar de economia. E sim, os jogadores compram e vendem itens, negociam tokens e acumulam tesouros. Ora esta interação económica - mesmo que virtual - ensina importantes lições sobre oferta, procura, estratégia de preços e gestão de recursos, tudo enquanto os pequenos jogadores se divertem em grandes aventuras.

A importância do valor e da escassez

E por que nos jogos - tal como na vida - os bens valiosos são muitas vezes limitados, rapidamente as crianças aprendem a atribuir valor a esses elementos. Muito facilmente percebem também a importância da escassez na determinação do preço e incluem-na na sua própria tomada de decisão de compra. Et voilá... sem darem conta, já estão a jogar sob as regras da oferta e da procura do mercado!

A segurança do comércio virtual

E por que estamos a falar de crianças e de riquezas virtuais, felizmente nos jogos a bancarrota não passa de um game over, que pode facilmente ser revertido na próxima vez que se pegar nos comandos. Esta segurança proporciona um ambiente onde os pequenos jogadores podem ir arriscando, mas sem os riscos da vida real.

E a brincar a brincar, percebemos que a economia virtual pode oferecer muito mais do que entretenimento! A compra e venda de tokens nos jogos proporciona uma oportunidade única de aprendizagem, ensinando conceitos financeiros de forma prática e divertida!

Conteúdo desenvolvido por:

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S