AGE Jovem Blog: Já ouviste falar no pacote anti-inflação?

Voltar
Já ouviste falar no pacote anti - inflação?
Poupança

O que é a inflação?

De acordo com o Banco Central Europeu, inflação é um aumento generalizado dos preços dos bens e serviços.

Se estás a gastar mais (as tuas despesas são maiores), sobra menos para poupar ou gastar, logo o teu poder de compra é menor.

A inflação continua a acelerar nas principais economias globais e os governos têm avançado com pacotes de ajuda de milhares de milhões de euros destinados a atenuar os efeitos da subida de preços para as famílias e empresas. Em Portugal, foi agora revelado o pacote anti-inflação, traduzido em oito medidas.

Em que consiste o pacote anti-inflação?

O apoio do Governo no valor de 125 euros por trabalhador. Esta medida é para ti se tiveres declarado rendimentos até 38.700 euros no ano de 2021 – por outras palavras, se começaste a trabalhar este ano, não terás este apoio. Porém, será dado um apoio aos teus pais no valor de 50 euros, se tens até 24 anos. Quer beneficies do apoio de 125 euros, quer do apoio de 50 euros, este será concedido uma única vez, em outubro de 2022. Os desempregados e trabalhadores independentes (recibos verdes) também beneficiarão desta medida (desempregados inscritos no IEFP até 1 de setembro de 2022).

Outras duas medidas foram elaboradas no âmbito das pensões que, apesar de não terem impacto nos teus rendimentos, importa mencionar: o bónus de meia pensão e os aumentos limitados nas pensões.

Voltando a algo que poderá ser do teu interesse, também as rendas das casas foram pensadas e será apresentada no Parlamento uma proposta que visa impedir que o aumento das mesmas seja superior a 2% (ao invés de 5.43%, conforme previsto no Código Civil). Num país em que tantos jovens consideram que “viver sozinho é um privilégio”, esta medida afigura-se importante.

Também o IVA da eletricidade foi alvo de uma redução, passando de 13% para 6%, a partir de outubro. Cerca de 5 milhões de contratos irão beneficiar desta medida. O gás também é alvo de medida – não se mexe no IVA, mas se passares para o mercado regulado podes poupar. O Governo estima que a medida possa ter cerca de 1,3 milhões de potenciais beneficiários.

Relativamente aos transportes, releva a tão badalada questão dos preços dos combustíveis, que se prometem reduzidos até ao fim de 2022. Se em vez de carro, optas pelos transportes públicos, as notícias também são boas: os preços dos passes urbanos e viagens CP ficam congelados, não podendo assim ser aumentados em 2023.

Dicas: Atualiza os teus dados nos sites da Autoridade Tributária e da Segurança Social para que, caso te enquadres nos parâmetros, receberes os 125 euros que te explicámos acima.

AINDA TEM QUESTÕES?

FAQ´S