Quando se trata de dinheiro há, naturalmente, conceitos mais fáceis de transmitir do que outros. Como se explica às crianças este palavrão chamado “inflação”? Continue a ler e siga estas dicas passo a passo.
Inflação: desmistificar o palavrão
A inflação é uma subida generalizada de preços desencadeada por diversos fatores. Tente dar exemplos adaptados à realidade dos miúdos. Por exemplo, aborde com eles o tema da lei da oferta e da procura: se estivermos a falar de coleções de cromos ou de jogadores, os mais raros vão ser mais caros e difíceis de conseguir, certo? O mesmo acontece com matérias-primas ou produtos do dia a dia.
Efeito bola de neve
Se tudo estiver mais caro, mas continuarmos a receber o mesmo salário/semanada/mesada é preciso ser criativo e fazer escolhas, uma vez que vai ser mais difícil comprar o mesmo do que há um ano, por igual valor. A isto chama-se: “perda do poder de compra”.
Mas afinal o que é que está mais caro?
Durante um mês, coloque um bloco de notas no carro, de forma a que as crianças possam listar algumas flutuações de preços. O objetivo é que, de cada vez que virem os pais a usar a carteira, anotem o item em questão e o valor a que está naquele momento. Comece o desafio com alguns dos artigos abaixo e deixe-os acrescentar outros. Deverá traçar, por exemplo, seis colunas: uma para os artigos, quatro para anotar os preços a cada semana e a última para somar as variações de preços.
🚘 Gasóleo e gasolina
🍎 Frutas e legumes
🥨 Outros produtos alimentares
🧻 Outros produtos (papel higiénico, produtos de limpeza)
✂️ Cabeleireiro, barbeiro e vestuário
⚔️ Seguros (carro, casa, saúde)
☎️ Renda e mensalidades (escola, ATL, TV, internet, telefone)
❓ _________________ (outros à escolha)
Para ganhar o jogo, é preciso calcular, com a ajuda dos pais, no final de cada semana e de um mês, qual a flutuação de preço de cada produto/atividade – será que houve aumento ou descida do preço? Encontre uma recompensa para esta jornada trabalhosa com um bónus, que pode ir diretamente para a conta poupança AGE Júnior. Que comece o desafio!
Conteúdo desenvolvido por: