Conhece, certamente, vários filmes que são verdadeiras pérolas de literacia financeira. “Quem Quer Ser Bilionário?” (2008) e “Lobo de Wall Street” (2013) são exemplos brilhantes. E se estivermos a falar das crianças aí de casa? Para que não lhe falte nada, reunimos cinco exemplos para uma próxima sessão de cinema em família. Só tem de preparar as pipocas e garantir que todos ficam a saber a moral da história de cor!
"TOY STORY 2" (1999)
Uma família de super-heróis vê-se em apuros quando o governo decide proibir o uso de superpoderes. E agora? O que acontece quando um membro da família deixa de ter trabalho?
Este filme ajuda a sensibilizar as crianças para uma verdade incontornável: é preciso sermos criativos e flexíveis para nos adaptarmos às mudanças, mas ter um plano B pode ajudar ainda mais!
"UP – ALTAMENTE!" (2009)
Carl e Ellie são um casal amoroso que nos ensina uma grande lição. Têm poupanças que estão a guardar para uma viagem de sonho, mas estão sempre a acontecer imprevistos que os obrigam a usar parte desse dinheiro.
Um dos aspetos que pode lembrar aos miúdos, em jeito de moral da história, é que vale a pena ter mealheiros (ou contas) diferentes: uma para o fundo de emergência e outra para que não tenham de adiar os seus sonhos.
"GRU: O MALDISPOSTO" (2010)
Os Minions são criaturas amarelas e super animadas, que adoram bananas e brilham no escuro. Com este filme pode transmitir às crianças que ter dinheiro guardado é sempre uma boa ideia!
Se até as criaturas mais irrequietas do planeta conseguem guardar uns trocos e ajudar o seu patrão, a pequenada também consegue. É tudo uma questão de paciência e de perseverança: grão a grão, se junta dinheiro para encher o mealheiro!
"ZOOTOPIA" (2016)
E agora, uma lição de empreendedorismo! Neste filme, a raposa Nick compra aos elefantes um doce e transforma-o em guloseimas muito mais pequenas, para ganhar uma boa margem de lucro com a mesma quantidade de matéria-prima.
Explique aos seus filhos como é possível utilizar a criatividade a seu favor para ganhar mais uns trocos. Mas não se esqueça de salientar que há maneiras honestas de o fazer (quando vir o filme vai perceber do que estamos a falar).
Venham de lá as pipocas: boas sessões e aprendizagens!
Conteúdo desenvolvido por: